Porcelana

Exposição
Porcelana europeia na Coleção Ema Klabin

Exposição | Porcelana europeia na Coleção Ema Klabin

Sábado, 1 de setembro de 2018 das 14:00 às 18:00 - Em exposição até 31 de março de 2019. A Exposição retorna em 25 de janeiro de 2019 e encerra no dia 31 de março de 2019. Exposição continua online

Recepção: gratuito | Dentro da casa: de quarta à sexta R$10 (inteira) ou R$ 5 (meia). Sábados, domingos e feriados: gratuito.

Prato decorado com paisagem: Cabo Corfu, Grécia.
Fábrica de Porcelanas Coalport; Percy Simpson (pinturas).
Coalport, Inglaterra, c. 1910.
Porcelana policromada e dourada.
Acervo Fundação Ema Klabin
Fotografia: Isabella Matheus

Porcelana europeia na Coleção Ema Klabin

Como tantos colecionadores, Ema Klabin deixou-se seduzir pelo fascínio e sofisticação da porcelana, presente na decoração de todos os ambientes de sua casa. Desse conjunto, a porcelana chinesa de exportação possui o maior destaque, já que muitas peças pertenceram aos serviços trazidos por D. João VI em sua chegada ao Brasil em 1808.

Paralelamente, porém, Ema também reuniu uma representativa coleção de porcelana europeia, que abrange desde itens de colecionador, até peças de caráter sentimental – compradas em sua juventude¬ ou herdadas de sua mãe –, além dos serviços de uso efetivo nas festas e no dia a dia da casa. As peças de maior valor eram originalmente expostas em dois nichos no fundo da sala de jantar, cobertos por painéis de Mestre Valentim, enquanto as demais eram guardadas em um grande guarda-louças na passagem para a cozinha.

Esta exposição pretende inverter essa ordem ao ocupar os ambientes sociais da casa com uma seleção de 39 peças das manufaturas de Sèvres, Berlim, Viena, Meissen, Limoges e Coalport, entre outras, buscando narrar a fascinante história da porcelana europeia que, além dos aspectos estéticos e funcionais, muito pode nos revelar sobre o espírito de uma época, seus hábitos e costumes.

Curadoria Paulo de Freitas Costa
Pesquisa e produção Daniele Paro e Wipsley Mesquita
Restauração Carmen Rick
Comunicação visual Henrique Godinho e Lívia Silva
Projeto gráfico e diagramação Lívia Silva
Fotografia Henrique Luz e Isabella Matheus
Revisão Luiz Fukushiro
Impressão e acabamento Gráfica Eskenazi

Exposição Online