BACKDROP GRAFFITI | Roberto Bieto | Pintura: Sexta-feira, 19/02 a partir das 10h | Exposição até junho

A Fundação Ema Klabin promove, desde 2013, a série Backdrop Graffiti em parceria com a galeria A7MA de Arte e Cultura, convidando artistas a deixarem suas marcas no fundo de palco onde acontecem nossas apresentações musicais. O convidado dessa edição é o artista Roberto Bieto. Sua pintura acontece na próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 10h, com entrada franca, e ficará em exposição até maio deste ano.

Mesclando a linguagem de rua, influência do movimento hip hop e do grafite, a uma atmosfera onírica, em que a Humanidade se apresenta total e plena em meio a universos multicoloridos, Bieto encontra na parceria e no diálogo a base para sua criação artística. Expondo na galeria A7Ma desde 2012, o artista já trabalhou com diversos músicos, em projetos experimentais como o “Cuidado! Tinta Fresca” e “Circuito de Improvisação Livre”, e também com coletivos, como o performático Urubus, sempre com o objetivo de unir música, cultura popular e artes plásticas.

O artista, formado em Publicidade pela Cásper Libero de São Paulo, encontrou nas telas e nos muros seu meio de expressão diário, sem abandonar os cadernos de desenho que carrega desde criança. Referências a seres cósmicos, às transformações da natureza, ao sexo e seus desdobramentos, à família e ao folclore criam uma conexão subjetiva com o espectador sobre temas por vezes dogmáticos e polêmicos.

Consciente do papel de cidadão-artista, o paulistano desenvolveu trabalhos educativos no Piauí e no Espírito Santo e, desde janeiro de 2015, participa do “Trilha de Produção de Grafite”, na unidade Capão Redondo do programa Fábricas de Cultura, onde estimula em dezenas de crianças e adolescentes não somente os primeiros passos na técnica do grafite, mas também o resgate do lúdico e da auto-estima, evoluindo a cada aula no ofício de educador.

Sem abandonar o registro de traços fortes e volumosos, Bieto inaugura uma nova fase em sua carreira, em que a luz, a sombra e os objetos animados se apresentam como componentes estruturais de suas obras, adicionando texturas ao já rico imaginário coletivo representado em seu trabalho.