AULA DE MESTRES | Cancioneiro da Imigração – Música em Comunidades de Imigrantes na Cidade de São Paulo | Anna Maria Kieffer | 4º encontro | Quinta-feira, 24/11 às 19:30

foto: Chico Escher

Na Série Aula de Mestres deste segundo semestre, dividida em 4 encontros, Anna Maria Kieffer resgata a memória musical de 12 grupos de imigrantes em São Paulo, por meio da pesquisa que realizou junto às comunidades que ainda mantém vivas tradições musicais de suas culturas originais, incluindo música sacra, música profana, cantigas, danças e depoimentos. Neste encontro (20/10), teremos a participação especial da Profa. Dra. Sossi Amiralian, professora de língua armênia da USP.

  • 18/08 Populações anteriores à chegada dos imigrantes: As populações encontradas aqui pelos colonizadores e suas manifestações musicais; Música dos imigrantes portugueses, italianos, sírios e libaneses.
  • 15/09 Judeus, Japoneses, Húngaros: Cantigas sefaradís, música Klezmer e música tradicional religiosa, música monástica japonesa e danças de roda húngaras.
  • 20/10 Alemães, Poloneses, Armênios: Contadores de histórias e orquestra de bandolins alemães; canções litúrgicas armênias e cantigas tradicionais polonesas
  • 24/11 Russos, Espanhóis e Nordestinos: Música da liturgia ortodoxa russa, música flamenca e orquestra de gaitas-de-fole espanholas, poesias de Cego Aderaldo e aboios.

 

-30 Vagas, por ordem de chegada. Sujeito a lotação.

 

Anna Maria Kieffer:  cantora, pesquisadora, criadora. Nascida em São Paulo, dedica-se especialmente, à música contemporânea e à pesquisa e divulgação da música antiga e da memória musical do Brasil. Apresenta-se como cantora e criadora em concertos e festivais no Brasil, Europa e Américas, além de realizar atividades de curadoria de música e trilha sonora para cinema e exposições. É autora da série “Memória Musical Brasileira”, editada em CD-livro pelo selo AKRON. Está ligada, como cantora e colaboradora, ao Studio de Recherches et de Structurations Électroniques Auditives, em Bruxelas, tendo realizado também trabalhos junto ao GRM-Groupe de Recherches Musicales, em Paris. É membro da EMF–Electronic Music Foundation (Albany, N. York). Tem 22 CDs gravados, o último dos quais, Antonio Vieira: do Tejo ao Amazonas, lançado em dezembro de 2015.