AULA DE MESTRES | Apreciação Musical | Marco Prado | Quinta-feira, 16/06 | 5º encontro

A Apreciação Musical em 5 aulas na Fundação Ema Klabin

As Aulas de Mestres deste primeiro semestre serão ministradas pelo músico, compositor e professor Marco Prado, abordando a Apreciação Musical como recurso para desenvolver de forma ampla e rica a escuta musical, incluindo contextos históricos e culturais.

O curso tem como objetivo fornecer ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências. A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical. Serão abordados aspectos da parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica em experiências que possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano.

A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.

 

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo tel (11) 3897-3232

Não é necessário inscrição.

 

As aulas serão divididas da seguinte maneira:

 

(evento passado) 17/03/2016 19h30 – Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música:

Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical.

 

(evento passado) 07/04/2016 19:30 – Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música:

Em decorrência das discussões suscitadas no primeiro encontro (17/03) e, com a proposta de demonstrar a diversidade na escuta sonora, esta aula extra abordará as relações entre cor e som e a construção de paisagens sonoras, além das diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo.

 

(evento passado) 14/04/2016 19h30 – Aspectos rítmicos e melódicos:

As propriedades físicas do som.  A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias.

(evento passado) 19/05/2016  19h30 – Aspectos harmônicos e formais:

Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular.  As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção.

Próximos encontros:

16/06/2016  19h30 – Tecnologia transformação e manipulação do som.

Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.

 

Marco Prado é professor, guitarrista e historiador formado e licenciado pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado pela PUC-SP. Estudou Composição e Regência na UNESP e História da Cultura e Composição na Itália (Roma e Ostia). Atuando como professor desde 1987, trabalhou em escolas e projetos musicais (Conservatório Musical do Morumbi, Projeto Guri, Universidade Livre de Música-ULM, CEM Tom Jobim, Colégio Maria Montessori, Oficina Oswald de Andrade, Colégio Bom Jesus do Pari, Brooklin Music, Escola Voice e Projeto Céu) lecionando diversas disciplinas (Guitarra/Prática de conjunto/Teoria Musical/Apreciação Musical e História da Música). Atuou em grupos musicais e acompanhou artistas (Bixo-na-Broa/Banda Crime/Plânctons/Tom Zé/Jarbas Mariz/José Miguel Wisnik/Mestre Fuba/Aldo Brizzi -Itália/Balé Corpo de Minas Gerais/Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo entre outros).