TARDES MUSICAIS | Conjunto de músicas antigas da ECA – USP | Sábado, 19/03 às 16:30

Criado em 2001, o primeiro deste gênero em uma universidade brasileira, o grupo apresenta um repertório dos sécs. XVI ao XVIII e utiliza instrumentos da época, como flauta doce, traverso, chalumeau, fagote barroco, violino, viola, violoncelo e contrabaixo barrocos, viola da gamba, cravo, harpa, alaúde, teorba e guitarra barroca. Reúne alunos da graduação, pós-graduação e extensão cultural, professores do Departamento de Música da ECA e profissionais convidados, num ambiente enriquecedor de troca de experiências. Desde sua criação, já realizou diversos projetos envolvendo o esse repertório, como as duas montagens cênicas completas: a ópera L’Orfeo, de Claudio Monteverdi (Theatro São Pedro, SP, 2005) e o Divertissement Les Arts Réunis, de Jean-Baptiste Lully (Theatro Polytheama, Jundiaí e Sala Olido, SP, 2011), em parceria com a Mercurius Company, Londres).

A interpretação historicamente orientada, também conhecida como música antiga, vem ganhando espaço no cenário mundial, não só por estabelecer alternativa à prática musical tradicional, de enfoque romântico, mas também por oferecer uma incursão por repertórios não tradicionalmente explorados pelas orquestras e conjuntos que não utilizam instrumentos históricos.

O Conjunto tem realizado projetos conjuntos com intérpretes e instituições internacionais que possuem um trabalho reconhecido na música antiga. Este intercâmbio tem sido fundamental para situar o Brasil no mapa internacional de interpretação e pesquisa musical. Entre os destacados músicos que já realizaram projetos com o grupo encontram-se o brasileiro Ricardo Barros (Universityof Hull, Inglaterra), a inglesa Mary Collins (Royal Academyof Music, Londres), o alemão Christian Beuse (Universität der Künste, Berlim), a violinista inglesa Judy Tarling (Royal Academyof Music, Londres), o pianista Malcolm Bilson (Cornell University, EUA), o flautista Maurice van Lieshout (Musikhochschule München, Alemanha).

Por ser ligado à universidade, o Conjunto tem uma proposta específica, que agrega o ensino, a pesquisa e a interpretação musical de alta qualidade. Seus participantes não apenas dominam a técnica de instrumentos antigos, mas trabalham ativamente com diversos aspectos da pesquisa, traduzindo e estudando tratados, editando partituras, pesquisando os instrumentos da época, e, finalmente, transformando todo este conhecimento em prática musical. Entre as pesquisas realizadas no âmbito do Conjunto, já se encontram três traduções de tratados musicais seiscentistas, trabalhos sobre a história ou a interpretação em instrumentos antigos, pesquisas sobre recepção, estilo e gosto musical, retórica musical, etc.

 

Formação

Violinos: Clara Sawada, Marcus Held, Lucas Biscaro, André Angenendt, Letizia Roa, Fernando Moreira

Viola: Verônica Rosa, William Coelho

Cellos: Diego Alves, Felipe Parisi

Contrabaixo: Gilberto Chacur

Cravo: Pedro Diniz

Teorba: José Calixto

 

Programa:

  1. Corelli – Concerto No. 4 em Ré Maior, Op. 6
  2. Vivaldi – Concerto para cordas em Sol menor, RV 157
  3. Corelli – Sonata No. 12 “Ciacona”, Op. 2
  4. Ph. Telemann – Suite-Ouverture “Burslesque de Quixotte”, TWV 55:G10