CORALUSP – Grupo Azul

CORALUSP – Grupo Azul

Gratuito

Sábado, 24/06 às 16h30

180 vagas por ordem de chegada

O projeto desenvolvido pelo Grupo Azul, sob regência do vibrafonista André Juarez, completa, em 2017, 20 anos de atuação.

Para este espetáculo, o grupo fará uma retrospectiva das duas décadas de atividade, apresentando um repertório eclético e bem variado com obras que foram mais significativas na trajetória do grupo ao longo desse período.

Desde sua criação, em 1967, o CORALUSP vem desenvolvendo um estilo próprio, que hoje é formado por 13 grupos e 03 oficinas corais. Reúne em seu repertório coral os mais diversos gêneros musicais,apresentando-se para públicos variados, na comunidade universitária e fora dela, no país e no exterior. Já esteve nos EUA, Europa, África e na Argentina. Tal trajetória artística lhe conferiu reconhecimento em âmbito nacional e internacional, como atesta o reconhecimento de público e crítica – é detentor de 5 premiações da APCA- Associação Paulista de Críticos de Arte. Além dos ensaios e apresentações, mantém um programa didático organizado pelas equipes das áreas de técnica-vocal e estruturação musical, de modo a estimular nos coralistas o interesse pelo conhecimento da música e seus aspectos teóricos. Possui igualmente um acervo variado de obras corais, majoritariamente composto por arranjos de música popular brasileira, especialmente aqueles elaborados por Damiano Cozzella, disponíveis para consulta.

Recentemente teve três projetos contemplados no Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão da PRCEU/USP, destinados a levar música brasileira ao Berklee College of Music, em Valência/Espanha (2013), à Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá/Colômbia (2014) e à École Nationale de Musique, em Villeurbanne/França (2014).

André Juarez é vibrafonista, maestro e arranjador graduado Cum Laude pela Berklee College of Music (Boston, EUA), possui títulos de Bacharel em Música pela UNESP e de Mestre em Artes pela UNICAMP, tendo por vários anos atuado nesta instituição como professor de música. É hoje um dos regentes do Coral da Universidade de São Paulo (CoralUSP). No campo da música erudita, merecem destaque as apresentações como solista de orquestra com os maestros Allan Balter (EUA), Bernardo Hernandez (Venezuela), Jerry Cecco (EUA), Dennis Montgomery (EUA), Benito Juarez (Brasil) e Ligia Amadio (Brasil). Sua intensa atividade como músico popular (MPB, jazz, blues, salsa) inclui trabalhos com importantes nomes do cenário nacional e internacional, artistas com os quais tem se apresentado dentro e fora do Brasil.