Representações do Mundo: Localização antes do GPS

PALESTRA | Representações do Mundo: Localização antes do GPS | Yves Rolland | Sábado, 06/05 às 11h

O ponto de partida deste ciclo de atividades será o “Atlas Maior” de Joan e Willen Blaeu, pertencente à coleção de livros raros de Ema Klabin.

Nesta palestra, veremos como o uso de constelações, triangulação, ferramentas de agrimensura e de navegação permitiram, desde a Antiguidade, compreender melhor o espaço e nele se posicionar.

Iremos ver, nesses encontros, como o homem elaborou, ao longo da história, significados relacionados a aspectos geográficos, artísticos, culturais, sociais e ambientais. Essa publicação foi o primeiro atlas completo do mundo a ser editado. Mapas, ilustrações e textos nos dão uma ideia de como, em meados do século XVII, o nosso planeta era conhecido ou imaginado. Foi publicado em quatro línguas – francês, latim, holandês e espanhol.

A Coleção de Ema Klabin possui 6 volumes da versão Francesa. Estará exposto durante a programação das atividades. Como os cartógrafos fizeram para se localizar antes da chegada das fotografias aéreas e imagens de satélite?

Yves Rolland é doutor em Arqueologia pela Université Lumière – Lyon, graduado em história pela Université Pierre Mendès France – Grenoble, participou de diversas escavações arqueológicas; educador e chefe de projeto no Museu da civilização galo-romana e no Museu de História da cidade de Lyon; docente de história e geografia no liceu francês de São Paulo.

Representações do Mundo: Localização antes do GPS
Com Yves Rolland
Sábado, 06/05 às 11h
R$ 35,00 
30 vagas, inscrições no formulário abaixo