Fazeres e Saberes do Papel e da Encadernação

Fazeres e Saberes do Papel e da Encadernação

Fazeres e Saberes do Papel e da Encadernação

Sábado, 22/07/17 das 11h às 13h

R$ 35,00

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Divina Commedia – Lo Inferno El Purgatorio El Paraiso (Le Terze Rime Di Dante) – ALIGHIERI, Dante, 1265-1321 (1502) – acervo Fundação Ema Klabin

Nesta palestra iremos apresentar as relações entre a história do papel e a história da encadernação, com suas aproximações e distanciamentos com a história do livro.

Para o encontro serão apresentadas obras pertencentes à coleção de livros raros de Ema Klabin, com incunábulos e manuscritos, e sua produção através da encadernação e sua técnica, abordando os materiais empregados na sua confecção, seu formato, estilos de capa, suportes, ilustrações, etc., além das condições em que estes fazeres ocorreram e as profissões que envolviam estes saberes.

Fernanda Brito é mestre e com doutorado em andamento em História da Ciência pela PUC-SP, desenvolvendo pesquisa sobre a história do livro e da encadernação no Brasil. Fez o curso Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela UniversidadComplutense de Madrid e o curso Identificación, Catalogación y estúdio de Encuadernaciones Artísticas pelo Instituto Valenciano de Conservação e Restauração, Espanha. Ministra cursos de encadernação no Sesc e é professorada FESPSP.

Relacionados

Oficina de Objetos Poéticos e outras Poesias com Selma Maria

Ver e Transver as Palavras com Selma Maria

Uma breve história do Livro antes e depois da imprensa

Eu e meus papéis – reciclando papel e vidas com Papel de Mulher