MÚSICA DO MUNDO | BahuleQuartet | Sábado, 11/06 às 16:30

A riqueza de transitar por sonoridades e texturas contrastantes, a vivacidade dos arranjos criados coletivamente e a espontaneidade aliada à busca pelas tradições e origens da música, são algumas das características marcantes do BahuleQuartet, grupo musical baseado na cidade de São Paulo (Brasil).

O quarteto recebe o nome da cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule, cuja rica vivência musical é tanto distinta quanto afinada com a dos músicos brasileiros Ed Woiski (bandolim), Kiko Woiski (baixo) e Gabriel Draetta (bateria e percussão). O projeto propicia aos integrantes e ao público um espaço compartilhado para o livre exercício da potência e sutileza criativas, concebidas organicamente e com atento olhar sobre a respiração, a dinâmica, o movimento, a poesia e o silêncio na música.

Uma empenhada pesquisa em torno de ritmos e sonoridades internacionais resultou na fusão de referências tribais e rítmicas africanas ao prolífero universo da música brasileira, incluindo também diversos elementos da música erudita e do jazz. Esse amplo escopo de criação permite ao BahuleQuartet debruçar-se sobre os aspectos mais ancestrais da percussão e da canção Moçambicanas e, simultaneamente, propor abordagens que contemplam os modernos caminhos da harmonia e da rítmica.

Esse sincretismo musical proposto pelo grupo tem início na inusitada instrumentação composta por baixo, bateria, bandolim e voz. Explorando a variedade de timbres que resulta dessa combinação, o grupo exibe um repertório predominantemente autoral, mas aborda também temas de compositores como Dave Holland, Pixinguinha, Edú Lobo, Luiz Tatit, entre outros. Em essência, o BahuleQuartet busca fundir as linguagens da improvisação à música tribal de Moçambique, adotando uma postura sempre criativa e autêntica que inclui a livre expressão musical através de uma multiplicidade de idiomas.

 

Repertório
Dois chigowilos em um
– releitura de sons tradicionais do povochopi- Moçambique – domínio público
Conferenceofthebirds – com adaptação (encaixe de letra) – Dave Holland
Marinheiro – Lenna Bahule/Augusto Teixeira
Usacheme – Chiwoniso (Zimbabwe)
Quem – Lenna Bahule
Mihloro – Lenna Bahule
Ndarira – Releitura de sons tradicionais do povo Sena Nyungwe-Tete- Moçambique – domínio público
Eu quero ser – Lenna Bahule
Aperto de mão – Lenna Bahule/Spirits Indigenous
TsimbilaMwanatwo – Lenna Bahule
A matwetwe – adaptação (encaixe de letra)- Moçambique – domínio público
5 por 4 – Lenna Bahule
Rosa – Pixinguinha
Nosso amor – Luiz Tattit
Zanzibar – Edú Lobo
Namoro sem fim – Costa Neto (Moçambique)
Riranzo – Nacio Makanda (Moçambique)
Solomoni – canção popular gospel – Moçambique- domínio público