EMA VISITA EVA KLABIN | Uma conexão interativa entre dois museus-casas

Desde a virada do século, os museus têm ampliado, cada vez mais, o conceito de patrimônio cultural e a sua missão em relação ao seu território e sua comunidade, partes integrantes de uma paisagem cultural. Essas mudanças de paradigma têm resultado em ações inovadoras, que também procuram trazer inovações tecnológicas, visando ao acolhimento das novas gerações e à criação de experiências inéditas e novas abordagens.

Nessa perspectiva, a Fundação Ema Klabin, após uma revisão de seu plano museológico, tem buscado ir além da preservação e difusão da casa, coleção e memória de sua fundadora, acolhendo também questões relativas à história do bairro, da cidade e seus habitantes, bem como questões relativas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Em 2014, realizamos a exposição “A Casa da Rua Portugal” que abordava a construção de nossa sede no contexto da história do bairro Jardim Europa e da evolução da arquitetura residencial da elite paulistana. Por outro lado, desde o ano passado, nosso setor de Meio Ambiente e Sustentabilidade tem realizado uma programação que inclui palestras, oficinas e documentários relacionado ao tema. Todas essas ações exploram o conceito de museu expandido, um museu que vai além de seus limites físicos e busca preservar e divulgar o patrimônio da paisagem cultural em que está inserido, da qual fazem parte outros museus-casas e as coleções neles conservadas.

Foi sob esta ótica que desenvolvemos o programa Ema visita…, que consiste em uma conexão, via videoconferência, entre o público e os educadores da Fundação com outro museu-casa localizado fora da cidade de São Paulo. O objetivo desta ação é despertar uma reflexão sobre o universo desta tipologia de museu por meio de uma análise de semelhanças e diferenças, ajudando também a divulgar entre o público paulistano o trabalho realizado por esses museus. É uma oportunidade de diálogo entre públicos diversos que não pretende, de forma alguma, substituir uma visita presencial e sim despertar o seu interesse.

Desenvolvemos um totem específico para o projeto, contendo tela, câmera e hardware, inspirado pelo monolito do filme “2001, Uma Odisseia no Espaço”. Como no filme, é um grande objeto estranho ao ambiente, que atiça a curiosidade das pessoas para estabelecer uma nova via de comunicação. O Programa Ema visita… possui um caráter experimental e outras usos e atividades poderão ser desenvolvidas no futuro com o mesmo equipamento.

Para esta primeira edição, a escolha natural foi a Fundação Eva Klabin, na cidade do Rio de Janeiro, criada pela irmã mais velha de Ema. Será curioso observar a reação do público ao observar simultaneamente coleções e ambientes criados por duas irmãs de personalidades tão diferentes.

Paulo de Freitas Costa, Curador, Fundação Ema Klabin

Foto: Felipe Pepe Guimarães.

Fundação Eva Klabin

A Fundação Eva Klabin junta-se entusiasticamente a essa iniciativa porque identifica nela uma experiência positiva do uso da tecnologia digital como ferramenta de aproximação de realidades físicas distantes, porém próximas nos seus objetivos e interesses, coadunando-se, assim, com a história das Fundações Eva Klabin e Ema Klabin, que foram criadas por duas irmãs em duas cidades distintas: Rio de Janeiro e são Paulo.

Há neste fato ímpar na história do colecionismo – de duas irmãs que deixaram seus legados através da criação de casas-museus que guardam a história da arte através da história de suas vidas nas residências em que viveram-, uma possibilidade única de percebermos as semelhanças e diferenças de gosto de cada uma das colecionadoras e de suas personalidades singulares. Além do laço familiar que as une, o que as identifica também é o gesto final de suas vidas, de deixar um legado de gratidão para a sociedade brasileira como retribuição ao acolhimento que a família Klabin recebeu quando aqui chegou como imigrante, no final do século XIX.

Uma casa-museu guarda o compromisso de conservar a coleção tal como ela foi deixada por sua instituidora, visando preservar não só a arte, mas sua maneira de viver e o estilo de uma época.Essa situação peculiar, que pode passar a sensação de um tempo congelado, permite relacionar múltiplos tempos: o tempo em que a casa era viva e habitada e o tempo da atualidade, em que ela se tornou museu.

Essa experiência múltipla de tempos, que caracteriza nossa época, permite desenvolvermos atividades que possam trazer do passado o que ele tem de melhor para se encontrar com o que a atualidade pode de melhor oferecer. Nosso objetivo é proporcionarnovas maneiras de mostrar a coleção, ao criar uma intensa programação cultural que relaciona música erudita, como os Concertos de Eva, e música popular brasileira, como o MPB EVA; exposições de arte, como o Projeto Respiração, de intervenções de arte contemporânea em meio ao acervo de arte da tradição clássica, cursos e atividades educativas, que juntam a arte da atualidade e a arte do passado.

A Fundação Eva Klabin, é um rico repositóriode obras de arte, com mais de duas mil peças, cobrindo um arco de tempo de quatro mil anos, de diferentes culturas e civilizações. Esse acervo único e fabuloso permite que a geração atual possa, através da visita ao museu e de nossa programação, usufruir do convívio com um tempo que não existe mais.

Estamos muito felizes de acolher o projeto Ema visita…, iniciativa da Fundação Ema Klabin, porque ele vem ao encontro da linha curatorial da Fundação Eva Klabin de estabelecer uma ponte entre as artes clássica e contemporânea. Temos procurado desenvolver ações que possam aproximar o público visitante, verdadeiros herdeiros desse legado, do acervo aqui reunido, criando novas maneiras de mostrá-lo de forma a despertar seu interesse. E essa certamente será mais uma.

Márcio Doctors, Curador, Fundação Eva Klabin   www.evaklabin.org.br/