Concerto de abertura do 7º Festival de Música Judaica – Kleztival na Fundação Ema Klabin | Sábado, 29/10 às 16h30

Apresentam a cantora Zulema Benveniste

 

A 7ª edição do Kleztival, Festival da Música Judaica, acontecerá de 29 de outubro a 06 de novembro em vários espaços de São Paulo, com abertura de Zulema Benveniste (Argentina) na Fundação Ema Klabin.  Produzido pelo Instituto da Música Judaica – Brasil (IMJ-Brasil), o Kleztival é uma mostra não competitiva de musica judaica realizada anualmente, e que já está em sua sétima edição. O objetivo dos organizadores é o de preservar e divulgar a música klezmer, bem como o de promover o trabalho de artistas nacionais e internacionais que se dedicam a este tipo de música.

Para este ano, o Kleztival conta com o tema  “A Voz na Música Judaica” e receberá artistas e cantores vindos de diversos países como Estados Unidos, Argentina, Holanda, Turquia, Israel e também do Brasil.

 

Zulema Benveniste

É natural de Conceição de Uruguay, província Argentina de Entre Rios. Seus pais – a primeira geração de argentinos descendentes de imigrantes judeus europeus, mudaram-se para Buenos Aires quando ela era muito pequena. Seu primeiro contato com canções em iídiche e judeu-espanhol foi através de sua avó Luna y el Zeide León e, desde o primário, teve intensa formação na música local argentina e de tradição de imigrantes judeus.

Cantora, professora e compositora, Zulema juntou-se desde 1987 há vários grupos dedicados à música popular Argentina (tango, folclore), incluindo “Em Contraste” e “Mazulhú Cobengó”. Gravou também um álbum de canções para crianças de sua autoria, “Quando você vai, quando você volta”. Em relação ao repertório em iídiche e Ladino, interpretou canções de Itzik Manguer, Shlomo Sekunda, Mark Warschawsky e Beyle Schaechter-Gottesman.

No espetáculo de abertura da sétima edição do Festival de Música Judaica, Zulema apresentará canções da tradição judaico-espanhola (Canções Ladinas) acompanhada pelos instrumentistas Juan Grabina (Guitarra e Violão), Joni Strugo (Bateria), Igor Pimenta (Contrabaixo) e John Berman (Clarinete).