Palestra UNIFESP | Fotografia e vida: uma abordagem sobre o acervo fotográfico da Colecionadora Ema Klabin

Fotografia e vida: uma abordagem sobre o acervo fotográfico da Colecionadora Ema Klabin | Virgínia Araujo | Sábado, dia 08 de agosto às 10:00 | Entrada Gratuita

O objetivo é analisar a fotografia dentro do duplo eixo memória-esquecimento, considerando a presença da fotografia analógica em sua materialidade na construção do retrato. De outro modo, as imagens seqüenciais serão destacadas para enfatizar a vitalidade do gesto ou da ação enfocada. Verificaremos a fotografia como documentação e conceito, assim como índice de opacidade para explorar alguns deslocamentos e metamorfoses nessa atividade da arte e propor um olhar ao cruzamento do meio fotográfico com a narrativa, como vida e produção artística do anônimo.

 

30 vagas, entrada por ordem de chegada

 

Virginia Gil Araujo é doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Plásticas da ECA – USP. Professora Adjunta do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte – UNIFESP, onde atua na sub-área de História da Fotografia e na disciplina de Teorias e Métodos da Pesquisa em História da Arte, respectivamente.