PALESTRA UNIFESP | Bárbaros e modernos: vanguardas latino-americanas e a questão do “primitivo” | Leticia Squeff | Sábado, 16/04 às 11h

Nos primeiros anos do século XIX, artistas e escritores latino-americanos organizaram-se em torno de movimentos de renovação cultural. É nesse contexto que heranças indígenas e africanas,bem como o patrimônio colonial tornam-se objeto de estudo e inspiração para alguns artistas. O objetivo desta palestra é explorar como artistas comprometidos com projetos de modernidade lidaram com temas e motivos que alguns chamariam, na época, de “selvagens” ou de “bárbaros”.

Inscrições e/ou mais informações pelo email: [email protected] ou pelo tel: (11) 3897-3232

Leticia Squeff é professora de arte europeia do século XIX na UNIFESP. Bacharel e mestre em história. Doutora em arquitetura pela USP. Fez seus estudos de pós-doutorado na Unicamp, sobre a Exposition d´ArtLatin-Américains que aconteceu em Paris em 1923. Autora dos livros “O Brasil nas letras de um pintor”e “Uma galeria para o Império”. Foiguest scholar no Getty Research Institute de Los Angeles em 2014.