PALESTRA | Representações do Mundo: O Grande Atlas de Joan Blaeu | Yves Rolland | Sábado, às 11h

O ponto de partida será o Atlas Maior de Joan e Willen Blaeu, pertencente à coleção de livros raros de Ema Klabin.

A Fundação Ema Klabin conserva, dentre outros tesouros, 6 volumes da edição francesa do Atlas Maior de Joan Blaeu ou Cosmografia de Blaeu, como também foi conhecido. Nesse encontro vamos apresentar a história desta obra monumental que é considerado como o mais belo dos atlas já publicados, e ver algumas das suas melhores pranchas, observando como o homem elaborou, ao longo da história, significados relacionados a aspectos geográficos, artísticos, culturais, sociais e ambientais.

Essa publicação foi o primeiro atlas completo do mundo a ser editado. Mapas, ilustrações e textos nos dão uma ideia de como, em meados do século XVII, o nosso planeta era conhecido ou imaginado. Foi publicado em quatro línguas – francês, latim, holandês e espanhol. Alguns volumes estarão expostos durante a programação das atividades.

Yves Rolland é doutor em Arqueologia pela Université Lumière – Lyon, graduado em história pela Université Pierre Mendès France – Grenoble, participou de diversas escavações arqueológicas; educador e chefe de projeto no Museu da civilização galo-romana e no Museu de História da cidade de Lyon; docente de história e geografia no liceu francês de São Paulo.

Representações do Mundo: O Grande Atlas de Joan Blaeu
Com Yves Rolland
Valor: R$ 35,00
30 Vagas.

Inscrições pelo formulário abaixo