NOVA MÚSICA | Luciana Oliveira | 24/10 às 16:30

Dona de uma voz forte e suave e com marcante presença de palco, Luciana Oliveira apresenta na Fundação Ema Klabin o disco Pura(2013) repleto de intensas referências da música afro-brasileira, africana, do funk e da MPB.

O álbum Pura foi gravado no Coaxo do Sapo, estúdio de Guilherme Arantes em Salvador. A cantora assina a maior parte das canções. Nesta oportunidade, Luciana conheceu o compositor e cantor de sucessos que a convidou a participar de seu mais recente disco e turnê de Condição Humana.

Lançado pelo selo  YB, Pura se consagrou em listas de melhores discos de 2013 e recebeu destaques nas revistas Brasileiros e Isto é, Veja Brasília e Veja São Paulo.

No repertório, composições de Luciana juntamente com outros parceiros, além de regravações de músicas como Retirantes, de Dorival Caymmi.

No  show, acompanhada de Anna Tréa na guitarra, violão e vocais, Kabé Pinheiro na percussão/bateria e Marcos Paiva no contrabaixo, Luciana inclui canções de seu álbum de estréia,  O Verde do Mar, além de releitura para músicas africanas, como Sere Jugu do Burquinense Victor Deme e Vazulina do caboverdeano Orlando Pantera.

Nova Música | Luciana Oliveira | 24 de outubro – sábado | 16:30 | gratuito | 180

Sobre Luciana Oliveira

Considerada um dos nomes de destaque da música de Brasília, Luciana Oliveira se tornou mais conhecida do público ao cantar com a banda Natiruts. Participou do CD e DVD Natiruts Reggae Power e Raçaman e acompanhou a banda em turnês nacional e internacional por quatro anos. No mesmo período dedicou-se a gravação do seu primeiro álbum solo O Verde do Mar (2008/Tratore), com produção musical de João Ferreira. O disco ganhou destaques em jornais como O Estado de São Paulo e Correio Braziliense e foi apontado em listas de Melhores do Ano.

Em 2010, iniciou uma parceria com o lendário Mad Professor, referência mundial do reggae e dub. Juntos gravaram diversas faixas nos estúdios Ariwa, em Londres. Uma delas, “África Samba”, está no álbum Samba Dub Experience, lançado em outubro de 2013.

Ainda em 2013 lançou o álbum Pura com direção musical do prestigiado Alê Siqueira. O álbum teve participação especial de Elza Soares, Mateus Aleluia e as Ganhadeiras de Itapoã.

Com um repertório em sua maioria autoral, o disco une ritmos afro-baianos como o samba reggae e samba do recôncavo ao hip hop e programações eletrônicas.  “Pura” ganhou destaques em revistas como Veja, Isto é, Brasileiros e Carta Capital, onde recebeu crítica elogiosa do jornalista Tárik de Souza.

Uma das faixas do álbum está na trilha sonora especial da FIFA Copa do Mundo 2014 da EA Sports.