Mesa Exposta

Mesa (ex)posta

Mesa (ex)posta

gratuito

segundo semestre 2017

A mesa de jantar em exposição neste semestre é composta sobretudo por peças de origem inglesa, com a intenção de apresentar ao visitante um pouco da prataria georgiana presente na coleção de Ema Klabin.

A era georgiana compreende o período de mais de um século no qual o Reino Unido viveu sob os reinados subsequentes de quatro reis de nome George, da Casa de Hanôver, entre 1714 e 1830. Por conta dessa longa duração, georgian silver é entendida basicamente como uma denominação geral de recorte cronológico para a prataria produzida neste período, e não como descrição particular de estilo decorativo. Para tal, existem subdivisões mais precisas dentro do período e, então, as formas decorativas mais expressivas.

No caso desta mesa de jantar, encontramos peças incluídas nos subperíodos georgiano médio (que vai da década de 1720 até meados dos anos 1770) e georgiano tardio (dos anos 1770 até 1830). Identificados no primeiro grupo estão os saleiros e os pratos rasos. No segundo, os castiçais e a sopeira que, embora pertençam ao período do estilo Regency, evidenciam o retorno da influência rococó nos detalhes trabalhados em muitas curvas e volutas que foi comum no fim da era georgiana, quando alguns estilos foram revividos no gosto da elite do séc. XIX. O ecletismo de estilos se consolidaria a seguir com a era vitoriana (1837-1901), mas esta já é uma outra história.

  • Louça:
    Coalport Porcelain Works. Inglaterra, 1901-1920.
    Porcelana policromada e dourada.
  • Pratos rasos: Estilo George III.
    Septimus & James Crespell. Inglaterra, 1772.
    Prata.
  • Sopeira: Estilo George IV.
    John Collins. Inglaterra, 1827.
    Prata.
  • Castiçais: Estilo George IV.
    John Watson. Inglaterra, 1823.
    Prata e madeira.
  • Saleiros: Estilo George II.
    Paul Crespin. Inglaterra, 1735.
    Prata.
  • Faqueiro:
    William Chawner, J.P., William Eaton e Richard Comyns.
    Inglaterra, 1816-1838 (garfos e colheres) / 1964-1965 (facas).
    Prata fundida e cinzelada.
  • Taças: Jogo Bohemia.
    República Checa (Checoslováquia), séc. XX.
    Cristal lapidado e gravado.
Relacionados