O Brasil best-seller de Jorge Amado

PALESTRA UNIFESP | O Brasil best-seller de Jorge Amado: a literatura e construção da identidade nacional | Ilana Goldstein | Sábado, 13/05 às 11h | Entrada Gratuita

A palestra ‘O Brasil best-seller de Jorge Amado’ apresentará brevemente a trajetória do escritor e discutirá como ele ajudou a construir a imagem do Brasil e dos brasileiros por meio de suas narrativas.

Jorge Amado foi um dos mais lidos autores da literatura brasileira e teve alguns de seus romances adaptados para o cinema, teatro e televisão. Suas obras literárias permitem a reflexão sobre diferentes aspectos da sociedade, como o papel da mulher, a questão racial e o lugar da cultura popular na sociedade brasileira.

Ilana Goldstein é graduada em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social pela USP, mestre em Mediação Cultural pela Universidade Paris 3 e doutora em Antropologia Social pela Unicamp. Foi docente no Centro Universitário SENAC e na FGV-SP. É professora no Departamento de História da Arte da UNIFESP. Autora do livro “O Brasil best-seller de Jorge Amado: literatura e identidade nacional”, foi também uma das criadoras da PROA – Revista de Antropologia e Arte. Paralelamente à carreira acadêmica, tem atuado em projetos socioculturais junto a instituições como o SESC, o Itaú Cultural, a Editora Companhia das Letras e a Base 7 Projetos Culturais. Participou da curadoria de três grandes exposições: “Terra Paulista: história, arte, costumes” no SESC Pompeia, 2005; “Jorge, amado, universal” no Museu da Língua Portuguesa, 2012; “O tempo dos sonhos: a pintura indígena contemporânea na Austrália” na Caixa Cultural SP, RJ, CE, DF, 2016 e 2017.

O Brasil best-seller de Jorge Amado: a literatura e construção da identidade nacional
Ilana Goldstein
Sábado, 13/05 às 11h
Entrada Gratuita
30 Vagas por ordem de chegada