Maura Grimaldi

Arte-Papo | Maura Grimaldi | Sábado, 18/03 às 14h | Entrada Gratuita

Considerando o recorte dos últimos três anos de seu trabalho, a artista Maura Grimaldi dá especial atenção aos estudos e práticas no campo da imagem projetada estática.

Com enfoque desde o século XIX e seus desdobramentos no XX, essas investigações têm levantado questões que dizem respeito tanto aos aspectos técnicos dos materiais e máquinas, até problemas atinentes aos usos e funções que essa linguagem assumiu durante sua história.

De forma geral, suas pesquisas convergem e dialogam três pontos de interesse: o da imagem como experiência mágica, o de sua ontologia e, por fim, os dispositivos técnicos e processos envolvidos na sua concepção, produção e circulação.

Assuntos como a fantasmagoria, o invisível, as tecnologias obsoletas e os dispositivos que nos remetem à experiências imersivas e contemplativas (panoramas, câmaras escuras, lanterna mágica, e outros aparatos óticos), ajudam a artista a refletir sobre uma concepção ampla de imagem.

Maura Grimaldi nasceu em São Paulo. É mestre pelo programa de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e bacharel em Artes Plásticas com habilitação em pintura em 2009 pela mesma instituição. Passou a desenvolver seus primeiros trabalhos com fotografia ainda na faculdade e mantém um trabalho como pesquisadora e artista. Entre suas principais exibições e projetos destacam-se o VI Bolsa Pampulha no Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte (2016); XI Residência Artística do Red Bull Station em São Paulo (2015); residência artística no Centro de Arte Jardim Canadá – JACA em Belo Horizonte (2014); exposição A vanguarda está em ti em Portugal na ocasião dos 55 Anos do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (2014); I Mostra do Programa de Fotografia 2012/2013 no Centro Cultural São Paulo (2012) e a exposição Esquinas realizada no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (2012). Atualmente, a artista integra o grupo do Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo – PIMASP, coordenado por Adriano Pedrosa e Tobi Maier, e participa do programa PIVÔ Pesquisa, também em São Paulo.

www.mauragrimaldi.com